Na Contabilidade Consultiva, ser ativo nas redes sociais é fundamental para atrair novos clientes e para reter os clientes da sua carteira e mantê-los informados. O Marketing Pessoal tem crescido de forma considerável para todos os setores, e para a Contabilidade, que tem a pessoalidade como um atributo, não é diferente!
Mas por onde começar? Quais redes sociais investir? Quais tipos de conteúdo produzir e divulgar no Facebook e Instagram?
Para ajudar você a começar a fazer o Marketing pessoal e dar um update nos perfis do seu escritório contábil na Internet, André Charone, contador, professor universitário e apresentador de TV, deu as dicas. Você confere tudo no vídeo ou ao longo da matéria!
Tópicos abordados no vídeo:
- Qual é a postura ideal do Contador e da Contadora nas redes sociais?
- Quais redes sociais usar?
- O que não postar nas redes sociais?
- Quais formatos de conteúdo produzir?
- Como fazer o planejamento de conteúdos?
Qual é a postura ideal do Contador e da Contadora nas redes sociais?
“Você não precisa estar engravatado, o tempo todo de terno, a gente sabe que as pessoas têm suas vidas particulares, mas é importante apresentar a imagem de alguém sério, de confiança, porque quando um empresário procura um contador para orientar e cuidar da sua empresa, ele quer uma pessoa de confiança, e não é possível distinguir a confiança pessoal da profissional”.
“As duas coisas estão ligadas. Se eu vejo o perfil no Instagram ou no Facebook e eu vejo que é uma pessoa que está o tempo todo em festa ou sempre bebendo, eu não vou entender que é uma pessoa de confiança, embora, muitas vezes, até seja. Mas a imagem que passa é que aquela pessoa só quer farrear e não quer trabalhar”.
Quais redes sociais usar?
“Temos um leque muito grande de redes sociais: você pode utilizar o Facebook e o Instagram. Atualmente são as duas principais utilizadas. O Facebook é bem acessado por pessoas mais velhas que, geralmente, são as pessoas que têm empresas. O Instagram ainda é mais recente, são mais pessoas jovens que o utilizam. Não chega a ser um TikTok, embora eu já tenha visto contadores dançando no TikTok, mas particularmente não faz o meu estilo. O importante é você ter criatividade”.
“O Twitter era uma ferramenta boa há alguns anos mas caiu no desuso. Se eu tiver que escolher as redes sociais principais para você investir, seria o Facebook e o Instagram”.
O que não postar nas redes sociais?
“A profissão contábil, como muitas profissões liberais, tem certas restrições referentes ao Código de Ética. Ele proíbe qualquer tipo de Publicidade ou Marketing que ocasione difamar a imagem de um colega ou da classe em geral. Por exemplo, mesmo que indiretamente, se você põe uma propaganda que diz que você é o melhor Contador da sua cidade ou do Brasil, isso é uma forma de [rebaixar] os seus colegas porque se você fala que você é o melhor, presume-se que outros Contadores e Contadoras não são tão bons quanto você”.
“Outra forma de propaganda enganosa é dizer que você é o mágico da Contabilidade e que você vai fazer com que a empresa não pague o Imposto de Renda. Não existe varinha mágica para fazer a empresa não pagar Imposto de Renda. Então, isso também é proibido pelo nosso Código de Ética”.
O que postar nas redes sociais?
“O nosso Código de Ética permite que você ofereça boletins informativos, informações e notícias. É uma forma de você fazer sua Publicidade e mostrar que você é um profissional bem informado, atualizado e que está atento às mudanças na Legislação. Isso vai mostrar para o seu cliente e para o cliente em potencial que você é um profissional que se dedica”.
“Você pode fazer posts explicando a importância da Contabilidade, mostrar que a Contabilidade, ao contrário do que muitos empresários ainda pensam, não é uma despesa a pagar todo mês. O Contador não é office boy do Governo, ele está na empresa para ajudar. Mostre isso ao seu cliente em potencial que ele vai ter vontade de te contratar”.
Quais formatos de conteúdo produzir?
“Existem muitos contadores introvertidos, a classe contábil ainda é vista como uma classe introvertida. É importante que você tente superar essa barreira, existem cursos de interpretação e oratória que podem te ajudar nisso. Mas, se ainda assim você não tiver aptidão para ficar na frente das câmeras e produzir conteúdo em vídeo ou em formato de Podcast, você pode produzir textos e artigos. O importante é focar naquilo que você se destaca. Você também pode pegar notícias prontas de outros sites, embora eu, particularmente, prefira fazer o próprio conteúdo. Invista na sua criatividade”.
Como fazer o planejamento para Marketing Pessoal na Contabilidade?
“Tudo o que você faz na vida tem que ter planejamento, o retorno não é imediato. Não pense que você vai abrir o Instagram e o Facebook e vai ter mil seguidores, 2 mil, 5 mil. É um processo lento, tem que ter conteúdo de qualidade. Eu sou muito autoral, eu gosto de produzir o meu próprio conteúdo, acho que isso atrai mais pessoas e recomendo que você tente fazer algo assim. Se planeje, se organize, monte um roteiro para fazer a semana toda e tire um dia na semana para você gravar o conteúdo”.
Por Beatriz Doblas.