Blog

Nasajon participa de evento da Abrapsa e revela oportunidade para contadores no mercado de BPO

Compartilhe

Da direita para a esquerda: Marcelo Valle, presidente da Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (ABRAPSA); Bruno Sobral, subsecretário de desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro; Claudio Nasajon, sócio fundador da Nasajon; e Maurício Luz, presidente da Sescon RJ.

O debate “Desafios e oportunidades no mercado de outsourcing no Rio de Janeiro”, promovido pela Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (ABRAPSA), teve como assunto principal o Business Process Outsourcing (BPO), um serviço específico entre as soluções em terceirização especializada.

A discussão foi mediada por Claudio Nasajon, sócio-fundador da Nasajon, e contou com a presença Maurício Luz, representante do Sescon RJ (Sindicato de Empresas de Serviços Contábeis), Bruno Sobral, subsecretário de planejamento do Rio de Janeiro, e empresários contábeis.

Claudio destacou que,  segundo dados da Abrapsa, o serviço de BPO cresceu em mais de 150% entre 2010 e 2020 e que 26% desse crescimento foi em consultoria contábil. Dessa forma, o evento estimulou que mais contadores adotem o serviço de BPO.

Em dose dupla: Nasajon é parceira e associada da ABRAPSA

O que é BPO?

O BPO é uma espécie de terceirização, mas ao contrário da terceirização comum, esse serviço exige conhecimento técnico como contabilidade, direito e TI. Assim, uma empresa contrata BPO para resolver questões que não estão associadas diretamente ao seu produto final.

BPO e terceirização: quais as diferenças e qual devo escolher?

Assim, o BPO permite que a empresa se qualifique mais, sem precisar aumentar a folha de pagamento, com a contratação de mais colaboradores, e evitando a seleção e treinamento de profissionais que isso exige. Essa solução é uma grande vantagem no mercado atual, que estimula estruturas enxutas e processos ágeis.

BPO como oportunidade para contadores

Dentre as diversas soluções contábeis no mercado de outsourcing está o BPO, que é apontado como uma evolução natural da atividade contábil pelo presidente do Sescon RJ, Maurício Luz.

“O empreendedor comum pode se beneficiar muito com a assessoria contábil. Ele não sabe as contas a pagar e receber, nem qual o percurso de caixa do negócio. Mas as empresas tradicionais de contabilidade têm dificuldade de resolver isso, então ele busca o BPO”, aponta.

Ainda que o BPO tenha criado mais de 500 mil empregos na década passada, esse crescimento aconteceu com intensidade variável entre os estados.

Por exemplo, o serviço de BPO aumentou mais em São Paulo (que teve 33% de crescimento) e Minas Gerais (12%) do que no Rio de Janeiro (9%). Assim, ainda existe margem para o setor crescer no mercado carioca.

5 vantagens para contadores ao fazer um BPO de Folha de Pagamento

Maurício destaca que o Sescon realiza treinamentos com empresários contábeis para a capacitação em BPO. Assim, a organização oferece o curso de comércio exterior contábil, para que pequenos negócios do setor possam prestar serviços no mercado nacional e internacional.

ANA: a solução da Nasajon para gestão de pessoas

ANA by Nasajon é a aliada do seu negócio para recursos humanos. O serviço automatiza tarefas desde a admissão, à gestão de folha, benefícios, atendimento e aplicação estratégica de dados.

“Quando um novo funcionário está sendo integrado à empresa, ele interage com ANA por um chat e o serviço registra dados pessoais do novo colaborador. Depois que o empregado é admitido formalmente, ele pode conversar com ANA por whatsapp e pedir documentos, como recibo de pagamento e informe de rendimentos. Assim, se ele está fazendo, por exemplo, um financiamento de carro e precisa do informe de rendimentos, ele consegue isso em instantes com ANA”, conta Claudio Nasajon.

Além disso, a solução agiliza o cumprimento de encargos fiscais, como: emissão de guias, cálculo de obrigações, FGTS, IRRF e INSS.

Contratando ANA, você tem todo o suporte da área de TI para adaptar o serviço à sua empresa. Assim, somos nós que nos adaptamos a sua realidade e não o contrário.

Confira os detalhes sobre como ANA pode ajudar o seu negócio


Compartilhe