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O contador é o responsável pela SST das empresas? Mito ou verdade?

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Saiba quem é o responsável pelos envios da SST

A SST (Saúde e Segurança do Trabalho) é um programa institucional nas empresas formado por normas e condutas que perante a lei exige que as empresas e os trabalhadores possam prevenir acidentes no local de trabalho.

Dessa forma, a SST além de ser um meio para minimizar acidentes, ajuda na manutenção dos cuidados com os colaboradores, diminui prejuízos financeiros e também a se manter de acordo com a lei.

A partir do ano de 2021, as empresas de grande porte deram início ao envio da SST e já o grupo 2 deu início em outubro de 2021.

Desse modo, em janeiro de 2022 iniciou-se os envios das MEIS, microempresas e microempreendedores individuais. 

Além disso, as empresas públicas devem iniciar suas atividades de envio da SST a partir de janeiro de 2023.

Neste artigo, iremos esclarecer se é mito ou verdade que o contador é responsável pela SST das empresas. Confira!

Quem é responsável pela SST das empresas?

Manifesto da FENACON sobre a SST

Quem é responsável pela SST das empresas?

O setor contábil possui grandes atribuições e demandas diariamente e para gerenciar a SST requer muito trabalho e atenção aos envios das obrigações. 

De acordo com a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis, não é uma obrigatoriedade da contabilidade da empresa o envio dos eventos de SST.

E além disso, os profissionais de contabilidade podem até realizar o gerenciamento dos eventos se forem contratados para esta finalidade.

Sendo assim, quem deve ficar responsável pelas tarefas da SST é o departamento de saúde e segurança do trabalho.

Sempre com o objetivo de fiscalizar todas as condições de trabalho dos colaboradores e cumprir as demandas dos envios.

SST no eSocial: acabe com as dúvidas sobre o envio

Manifesto da FENACON sobre a SST

O presidente da FENACON, Sérgio Approbato, se pronunciou no início do ano, reforçando que a responsabilidade das obrigações de envios relacionados à SST, não é exclusividade do setor contábil e sim, ao setor de saúde e segurança do trabalho das empresas.

Além disso, a própria federação defende o uso de softwares para a SST e que sejam também integrados ao eSocial.

Assim facilitando os envios das obrigatoriedades de cada grupo e evitando ligação com a contabilidade no ambiente de transmissão do eSocial. 

Portanto, a segurança e o ambiente saudável devem ser priorizados por todas as empresas e então, oferecer uma qualidade de vida para os colaboradores se tornarem mais produtivos. 

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Por Ana Vargas


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