A SST (Saúde e Segurança do Trabalho) é um programa institucional nas empresas formado por normas e condutas que perante a lei exige que as empresas e os trabalhadores possam prevenir acidentes no local de trabalho.
Dessa forma, a SST além de ser um meio para minimizar acidentes, ajuda na manutenção dos cuidados com os colaboradores, diminui prejuízos financeiros e também a se manter de acordo com a lei.
A partir do ano de 2021, as empresas de grande porte deram início ao envio da SST e já o grupo 2 deu início em outubro de 2021.
Desse modo, em janeiro de 2022 iniciou-se os envios das MEIS, microempresas e microempreendedores individuais.
Além disso, as empresas públicas devem iniciar suas atividades de envio da SST a partir de janeiro de 2023.
Neste artigo, iremos esclarecer se é mito ou verdade que o contador é responsável pela SST das empresas. Confira!
Quem é responsável pela SST das empresas?
Manifesto da FENACON sobre a SST
Quem é responsável pela SST das empresas?
O setor contábil possui grandes atribuições e demandas diariamente e para gerenciar a SST requer muito trabalho e atenção aos envios das obrigações.
De acordo com a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis, não é uma obrigatoriedade da contabilidade da empresa o envio dos eventos de SST.
E além disso, os profissionais de contabilidade podem até realizar o gerenciamento dos eventos se forem contratados para esta finalidade.
Sendo assim, quem deve ficar responsável pelas tarefas da SST é o departamento de saúde e segurança do trabalho.
Sempre com o objetivo de fiscalizar todas as condições de trabalho dos colaboradores e cumprir as demandas dos envios.
SST no eSocial: acabe com as dúvidas sobre o envio
Manifesto da FENACON sobre a SST
O presidente da FENACON, Sérgio Approbato, se pronunciou no início do ano, reforçando que a responsabilidade das obrigações de envios relacionados à SST, não é exclusividade do setor contábil e sim, ao setor de saúde e segurança do trabalho das empresas.
Além disso, a própria federação defende o uso de softwares para a SST e que sejam também integrados ao eSocial.
Assim facilitando os envios das obrigatoriedades de cada grupo e evitando ligação com a contabilidade no ambiente de transmissão do eSocial.
Portanto, a segurança e o ambiente saudável devem ser priorizados por todas as empresas e então, oferecer uma qualidade de vida para os colaboradores se tornarem mais produtivos.
Para manter todos os nossos clientes e parceiros atualizados, a Nasajon Educacional preparou um treinamento exclusivo com o Tira-Dúvidas.
Por Ana Vargas