O sucesso de uma empresa não depende somente da qualidade do produto. Na era digital, clientes têm fácil acesso a grupos, comunidades e recomendações de conhecidos e desconhecidos, que têm peso dobrado no momento da decisão. Por isso, ter clientes satisfeitos é indispensável para a conquista de novos clientes.
O fato é que consumidores insatisfeitos estão por toda a parte, mas muitas empresas têm dificuldade de identificá-los, e perceber a falta de satisfação do cliente (e admitir isso) é o primeiro passo para o sucesso.
Abaixo, listamos 4 dicas que ajudarão a lidar com esse tipo de problema.
Identificar o nível de satisfação
Você sabe como identificar a nível de satisfação do cliente? Assim como as empresas que vendem produtos, as que oferecem serviços também precisam ter o hábito de aplicar pesquisas.
Converse com os seus clientes para conhecê-los melhor. Para isso, a sua empresa pode escolher um dos inúmeros métodos existentes e o NPS é um deles. O Net Promoter Score é utilizado para medir a satisfação dos clientes para com os serviços prestados pelas companhias. A Nasajon Sistemas aplica esse método em sua pesquisa e se mantém na zona de qualidade de atendimento por mais de 3 anos consecutivos.
Atendimento
Oferecer uma experiência de serviço satisfatória aos seus clientes começa com um bom atendimento. Estar (e se mostrar) disponível para eles é fundamental para a construção de uma boa reputação.
Quando o consumidor busca pelo atendimento da sua empresa, significa que ele tem confiança no serviço que será prestado. Devido à facilidade proporcionada pela tecnologia com relação à disseminação de informação, caso o cliente não receba o tratamento esperado (e no tempo esperado), a reputação e imagem da sua empresa pode estar em risco, por isso, deixá-lo satisfeito e feliz é de suma importância.
Saber as suas dores é essencial para nutrir uma boa parceria. Para isso há inúmeras formas de garantir um bom atendimento, como por exemplo:
- Mostrar o quão importante é a sua opinião para a melhoria da empresa;
- Tratar os problemas com rapidez e assertividade;
- Nunca deixar o consumidor sem resposta.
Além disso, a sua empresa ainda pode contar com a ajuda da tecnologia, como por exemplo, com um sistema de gestão de relacionamento.
Treinamento da equipe
A sua equipe se coloca no lugar do cliente? Essa é uma pergunta muito importante para começar a treinar o time interno com o objetivo de fidelizar e satisfazer os clientes.
Uma equipe bem treinada e preparada para atender todas as demandas dos seus clientes é um dos pré-requisitos para a geração de bons resultados de satisfação, e eles podem ser conquistados com pequenos detalhes, como:
- Treinamentos internos;
- Cursos de capacitação;
- Workshops.
De nada adianta ter clientes satisfeitos se o seu público interno não está, por isso, dê importância à sua equipe para que possa satisfazer os consumidores finais.
Criar boas experiências para o consumidor
Gerar ações que envolvam o cliente ganhou mais força com a transformação digital, e por isso, deixá-lo mais a par de tudo o que acontece na sua empresa é fundamental para que ele realmente se sinta parte dela.
Crie ações diferenciadas, promoções que demandem a participação efetiva deles, pesquisas que mostram como o seu negócio funciona, e, acima de tudo, trabalhe de forma sempre transparente.
Deixar o consumidor satisfeito é um dos maiores desafios das empresas, e há inúmeras maneiras de se conseguir. Coloque-se sempre no lugar do cliente, preste atenção no atendimento que a sua equipe oferece a ele, seja assertivo e faça-o feliz.