Blog

O que o Multinotas me ensinou sobre tecnologia e cabelos brancos

Compartilhe

Eu poderia começar esse texto contando para você todos os benefícios do Multinotas. Poderia dizer o quão prático ele é, que você nunca mais precisaria se preocupar em fazer buscas no site da Receita ou até mesmo que ele é uma passagem só de ida para as centenas de papéis que você, contador, precisava organizar. Tudo isso é a mais pura verdade e se quiser saber mais, é só clicar aqui.

O que acontece é que, depois da experiência que tive, achei que ele merecia mais. Por isso, decidi compartilhar com você o que o Multinotas me ensinou sobre tecnologia e cabelos brancos. Ah, essa é uma história puramente real.

O meu pai faz as declarações dele há anos com o mesmo contador, o Cláudio. Ele quem descobriu vários erros da antiga contadora e precisou fazer ajustes nos anos anteriores para tentar minimizar a situação. Como todo o processo exigiu muita dedicação de ambas as partes, eles acabaram ficando bem amigos e o laço foi se fortalecendo com o tempo. 

Outro dia, numa conversa despretensiosa, descobri que o Cláudio já era cliente da Nasajon há anos e, mais do que isso, era um verdadeiro admirador das nossas soluções. Ao todo, são quase 7 anos e, sendo bem honesta, durante todo esse tempo foram apenas duas reclamações. Eu aposto que você, assim como eu, nunca viu um casamento tão harmonioso. Não é mesmo? 

Em uma conversa com o time na semana passada, chegamos a conclusão de que deveríamos ouvir mais os nossos clientes. Afinal, eles são o termômetro mais fiel do nosso trabalho. Comentei sobre o Cláudio e fui interpelada pela pergunta “Ele tem cara de contador?” e eu, que nunca conheci ninguém mais orgulhoso da profissão do que ele, pensei que, se me pedissem para imaginar a figura de um contador, seria exatamente com as características dele. Respondi que sim. 

Cláudio Sant Anna de Oliveira. Contador e cliente da Nasajon desde 2013.

Por coincidência, naquele mesmo dia, meu pai ia encontrá-lo para fazer as declarações deste ano e pedi para ir junto. Chegando lá conversamos um pouco e ele não pensou duas vezes em dizer “sim” para minha proposta de fazer uma entrevista sobre como as soluções da Nasajon impactavam na rotina dele. 

No dia seguinte, era um sábado e logo cedo marcamos de ter a nossa conversa. Papo vai, papo vem… ele que faz a linha contador tradicional, me contou sobre o Integratto e me surpreendeu em falar que o Multinotas era um verdadeiro aliado. Com ele, era possível reduzir um trabalho que levava horas a apenas 20 segundos e não havia mais preocupações com desculpas que costumava ouvir de seus clientes, como “perdi esta nota”. Ele fez tudo ali, na minha frente, e eu cronometrei o tempo.

Vendo a autonomia que o Multinotas deu a ele, fiquei pensando sobre as muitas vezes em que ouvi por aí que os contadores serão substituídos pela tecnologia. Balela. O Cláudio, com todos aqueles cabelos brancos (não eram apenas alguns fios) provou que a tecnologia veio para transformar o trabalho dessa profissão tão nobre, dando o protagonismo que merecem. 

Então, da próxima vez que ouvir essa história de substituição por aí, lembre-se da história do Cláudio e do Multinotas. E quer saber? Quando eu escolhi o  jornalismo, também ouvi algumas vezes que seria substituída, que era perda de tempo… Bom, estou escrevendo este texto agora, então, posso dizer que não falhei em seguir. Inclusive, quando ouvi essa semana que deveria ter escolhido outra coisa, lembrei dele e do Multinotas. 

Obrigada, Cláudio.

Por Renata Rijo


Compartilhe