Blog

O sucesso do eSocial: uma caminhada conjunta da Nasajon e da Donin Contabilidade

Compartilhe

Hélio Donin (acima) é diretor da Donin Contabilidade, um dos escritórios contábeis mais tradicionais do Rio de Janeiro com mais de 70 anos de trabalho no ramo.

Neste artigo, contaremos como a Donin escolheu a Nasajon como empresa ideal para o desenvolvimento do eSocial.

Com aproximadamente 200 clientes e 35 colaboradores, a Donin possui um modelo de atuação diferenciado. Isso porque, ela foca na qualidade do atendimento e na personalidade do cliente, evitando um serviço massificado.

Como a Nasajon surgiu para a Donin

A Donin não buscava apenas um sistema de qualidade, mas também um fornecedor de software que tivesse uma ideia concreta de para onde queria levar sua ferramenta e como ela impactaria a rotina dos escritórios contábeis

Essa visão foi compartilhada entre as duas empresas e se tratava de como a tecnologia iria impactar na rotina dos escritórios de contabilidade.

Então, após 3 meses de uma avaliação criteriosa do nosso sistema, a Donin teve certeza que a Nasajon era a escolha certa.

Helio Donin, diretor da Donin Contabilidade e conselheiro da CGI-BR, destacou: “a Nasajon ajudou muito a Donin nos últimos 20 anos, com destaque para o desenvolvimento do eSocial”.

A construção e desenvolvimento do eSocial

Helio, na época diretor de tecnologia da Fenacon, conta como teve a ideia de montar um grupo de trabalho dentro da Fenacon, com as maiores empresas de softwares do mercado unidas ao governo para melhor desenvolvimento do eSocial.

Ele relembra: “Nós tínhamos uma dificuldade muito grande com o governo de entender como as empresas funcionavam. As empresas contratavam um escritório contábil e esse escritório tinha um software que gerenciava toda movimentação na área do departamento pessoal. Então, resolvi montar um grupo de trabalho na Fenacon, juntando as empresas de softwares com mais prestígio no mercado e o governo.”

Durante a criação do eSocial, foi realizado um diálogo entre as empresas e representantes da Receita Federal, do ministério do trabalho e da SERPRO. As entidades estavam em busca de um sistema que atendesse a todas as necessidades dos contadores com obrigações fiscais. 

Ocorreram também diversos e intensos testes de validação diretamente na sede da SERPRO, que se encontrava em Belo Horizonte. 

Helio relembra como houve uma grande movimentação para validar a estrutura que o governo estava montando e também para as empresas, como a Nasajon, aprimorarem seus sistemas.

A experiência foi inédita, porque até esse momento as empresas de software da iniciativa privada não testavam sistemas do governo. Ainda mais, dentro da SERPRO.

Além disso, o evento foi uma novidade muito proveitosa, tanto para as empresas e seus clientes quanto para o governo.

Como resultado, a Nasajon oferece um sistema de Folha confiável, 100% desenvolvido com base no eSocial, e mantém testes e atualizações com as instituições responsáveis até hoje.

Confira abaixo o depoimento do diretor da Donin Contabilidade e conselheiro da CGI-BR:


Compartilhe