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Endomarketing: 6 dicas para incentivar o crescimento da sua empresa de dentro para fora

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Conhecimentos acerca do endomarketing permitem o planejamento de variadas ações.
O endomarketing se faz necessário para a gestão eficiente.

O endomarketing – marketing interno – é essencial para que você tenha funcionários felizes em seu ambiente de trabalho e, portanto, colaboradores para o crescimento de sua empresa. É ele a base para que os funcionários criem uma ideia em relação a empresa na qual trabalham. 

A longo prazo, práticas de endomarketing são capazes de fortalecer não só a equipe, mas toda a organização. A promessa do marketing interno é produzir colaboradores tão apaixonados pelos ideais da empresa, que estes realizem naturalmente uma propaganda positiva sobre ela.

Nesse artigo vamos ensinar seis dicas práticas de como inserir o endomarketing na rotina da sua empresa, com exemplos realizados aqui mesmo, na Nasajon. Mas antes de mostrar como melhorar a gestão do endomarketing, é importante entender melhor o que é esta atividade e quais são seus objetivos.        

O que é o Endomarketing?

O conceito criado pelo Consultor Empresarial Saul Bekin é definido em seu livro “Conversando sobre Endomarketing” (1995) como uma atividade capaz de transformar colaboradores em clientes. É então necessário que haja a produção e organização de ações alinhadas aos objetivos da empresa para gerar a satisfação desse público interno. 

A gestão de pessoas eficiente a cada dia se torna mais relevante na construção de uma empresa saudável. Por meio dela os clientes internos irão não só criar relações mais fortes os clientes externos, mas também produzir projetos de forma mais coerente com os ideais empresariais.

Bekin explica ainda que é responsabilidade do marketing interno gerar ligação entre os funcionários e os valores da empresa, de forma que estes possam propagá-los e defendê-los em situações distintas. Por meio de uma comunicação informal e positiva sobre a empresa com amigos e outras pessoas do círculo social, o funcionário acaba por contribuir para imagem geral que a empresa terá no mercado e demonstra uma conexão instituição-colaborador em sua conduta.

Endomarketing: como manter uma gestão impecável da área

O consultor administrativo Idalbetto Chiavenato apresentou em seu livro “Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações” (2009) 6 processos importantes para que o público interno seja atendido com qualidade, são eles: atrair, atribuir, desenvolver, recompensar, fidelizar e monitorar as pessoas.

1. Atração

O primeiro processo a ser observado é a forma como você vai atrair mão de obra para sua empresa. Em razão disso, deverá haver a criação de propagandas para atingir o público alvo da vaga. 

Além disso, desde o primeiro momento é importante registrar para os candidatos as diretrizes do local ao qual estarão se aplicando. A comunicação é formal? Há o objetivo de gerar amizade entre os colaboradores? A empresa trabalha com peças gráficas bem constituídas? São estes detalhes que deverão estar postos desde o contato inicial com aqueles que se tornarão parte do público interno da organização.

Para complementar o processo de atração da maneira correta, é interessante que a empresa preste atenção nas soft skills do candidato. Elas ajudarão a mapear o seu comportamento a longo prazo e mostrarão para a gestão se é válido escolhê-lo como colaborador.

2. Atribuição

Nesta fase os que antes eram candidatos a uma vaga na empresa agora serão seus funcionários, com a necessidade de aprender como funciona a hierarquia do local. Nesse momento é importante atribuir funções específicas a este novo membro da organização,que aos poucos aprenderá a maneira como a instituição funciona.

É importante que sejam propostas pesquisas de feedback de forma periódica, para que a opinião dos funcionários sobre a organização seja ouvida. Além disso, é bom que estes colaboradores recebam também apontamentos da gerência. Essas avaliações de feedback podem ser realizadas de diferentes maneiras.                                    

Os variados métodos de feedback permitem o bom relacionamento da equipe.
A escolha da técnica correta para o feedback requer atenção da gerência.

3. Desenvolvimento

É importante lembrar que, uma vez parte do corpo de empregados da empresa, aquele colaborador não poderá entrar em ócio. Em razão disso é essencial que os responsáveis pelo endomarketing pensem em maneiras de desenvolvernele novas aptidões.

Uma forma de fazer esse processo acontecer é por meio de workshops e capacitações. Este é um momento propício também para o reforço dos valores da empresa e dos serviços prestados pelo funcionário.

4. Recompensas

O processo de recompensas tem o mesmo intuito de demonstrar o valor do funcionário para a empresa. Assim haverá sempre uma diferente motivação para que o trabalhador cumpra suas metas da maneira mais coerente possível.  Ele verá um porquê em seu serviço e sentirá que seus gestores prestam atenção à sua evolução, gerando maior apreço pela empresa e uma ligação mais profunda com seus membros.

Cabe ao marketing interno definir se as recompensas serão dadas em forma de sorteio ou como brindes em datas específicas. Com a criação de um calendário de datas chave, a empresa poderá planejar diferentes ações para os diversos setores.

Na Nasajon, apesar da pandemia o calendário de eventos ofereceu as mais variadas comemorações e momentos de descontração para os colaboradores, reafirmando a importância das ações internas no ambiente digital.
                                                                      

A organização de festas para os colaboradores é importante para o endomarketing.
Na Nasajon o RH aproveitou a época junina para planejar uma festa online com diferentes brindes.

5. Fidelização

Oferecer um salário compatível com o pago pelo mercado, um plano de saúde e até possibilidades de clube de desconto em locais de interesse dos trabalhadores são formas para estreitar ainda mais a relação com o funcionário e valorizá-lo.

É importante que a gestão tenha em mente que o objetivo da fidelização dos clientes internos é mostrar que os funcionários não estão ali simplesmente porque precisam, mas também porque identificam-se com a marca da empresa e gostam de estampá-la em sua rotina.

6. Monitoramento

Uma vez que todos os passos anteriores forem realizados é preciso que os responsáveis pelo endomarketing monitorem de forma constante os colaboradores, fator que confirmará a eficácia dos processos. É com base nos dados obtidos nesta atividade que será possível identificar se houve desenvolvimento na equipe como um todo: desde o cumprimento de metas até as relações interpessoais.

Para estreitar estas relações, é importante que a empresa promova eventos para integrar seus funcionários, como festas e até mesmo happy hours. Assim, mesmo que indiretamente, ela ainda garantirá algum controle sobre o processo.

Cumprir esses 6 passos é o início da caminhada de qualquer gestor para lidar com seus clientes internos e transformá-los em embaixadores da marca: pessoas que não só concordam com a missão e os valores da empresa, mas também sentem orgulho de fazer parte da organização.

Referências: 

  • BEKIN, Saul Faingaus. Conversando sobre Endomarketing. São Paulo: Makron Books, 1995 
  • CHIAVENATO, Idalbetto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações, 2009

Por Bárbara Camello


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