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Entenda como gerenciar a carteira de clientes da sua contabilidade

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Administrar a carteira de clientes é uma forma de garantir um bom relacionamento com o consumidor
Administrar a carteira de clientes é essencial para garantir um bom relacionamento com o consumidor

A gestão da carteira de clientes é fundamental para o sucesso de qualquer escritório contábil. Afinal, você pode aumentar a rentabilidade e a estabilidade do negócio através de um gerenciamento cuidadoso.

Ainda assim, administrar a carteira de clientes pode ser um verdadeiro desafio, especialmente para empresas que estão crescendo rapidamente ou que realizam mudanças constantes nos processos.

Por isso, neste artigo vamos explorar estratégias para você gerenciar de forma eficaz seus clientes contábeis. Acompanhe!

Qual é a importância de gerenciar a carteira de clientes na contabilidade?

Uma boa gestão de clientes é fundamental para que o seu escritório mantenha a lucratividade e possa crescer a longo prazo. Por meio de um atendimento de qualidade é possível fidelizar e encantar seus consumidores, porém, para que isso seja possível, é necessário saber gerenciar sua carteira de clientes.

A gestão da carteira de clientes da sua contabilidade começa com a atração de novos clientes. Isso pode ser feito por campanhas de marketing, redes sociais, e indicações.

Uma vez que você atrai um novo cliente, é importante estabelecer uma relação de confiança com ele. Nesse sentido, é essencial utilizar uma comunicação eficaz, transparente e oferecer serviços personalizados.

Uma vez que você tenha estabelecido uma relação de confiança, é importante entregar serviços de qualidade. Isso é garantido por meio do treinamento dos seus colaboradores e investimento em tecnologia. 

Além disso, é importante que você esteja sempre atento às necessidades da sua carteira de clientes.

6 estratégias para gerenciar a sua carteira de clientes

As estratégias de relacionamento com o cliente são tão importantes para o seu negócio quanto o próprio serviço que você oferece.

Por isso, reunimos 5 táticas para você administrar sua carteira de clientes. Confira!

1. Identifique demandas e expectativas

Isso é importante porque permite identificar o que cada um pretende conquistar, pensando no que faz sentido para a sua realidade e também para a realidade do cliente em potencial.

2. Apresentação de soluções personalizadas

Ao entender o que o cliente deseja obter ou do que ele precisa, outra estratégia de relacionamento é apresentar soluções personalizadas. 

A ideia é selecionar seus serviços contábeis que atenderem às expectativas do consumidor. Oferecer um mix ou pacote personalizado e pensado sob medida para o cliente, por exemplo, aumenta as chances de conversão. 

3. Contato ágil e eficiente

Além de focar na personalização, é preciso conseguir entregar excelência em todos os aspectos para a relação com o cliente se fortalecer. 

Assim, um dos pontos mais importantes é estabelecer um contato que seja ágil e eficiente. Em vez de deixar o cliente esperando horas ou dias por uma resposta, o melhor é que haja um fluxo capaz de atendê-lo rapidamente. Isso cria uma impressão positiva e permite que o escritório seja especialmente útil no cotidiano de seus parceiros comerciais.

4. Disponibilidade para tirar dúvidas

O contato de um cliente nem sempre ocorre por um problema ou dificuldade. Também é comum que as empresas busquem o contador para tirar alguma dúvida ou entender melhor um processo. Como parte da gestão de relacionamento, é crucial que haja disponibilidade para atender essa demanda.

Isso fará com que o cliente sinta que tem um bom suporte e que tem a quem recorrer em caso de necessidade. O conhecimento técnico compartilhado ainda ajuda o escritório, que se posiciona como referência e autoridade na área.

5. Oferta de contabilidade consultiva

A contabilidade consultiva também pode funcionar como uma estratégia de relacionamento com o cliente. Afinal, ela é uma maneira de demonstrar que o bom desempenho dele é igualmente importante para o time.

(Inserir parágrafo com oferta do Focus BI depois que ele for lançado)

6. Dados atualizados

Manter os dados de seus clientes atualizados, sem dúvidas, é um dos fatores mais importantes na hora de fazer uma boa gestão da sua carteira. Afinal, quando você conhece os clientes e possui os dados certos para acessá-los quando precisa, fica muito mais fácil entrar em contato e fornecer um atendimento personalizado. 

Implementando medidas de segurança para proteger os dados dos seus clientes

Proteger as informações, dados e arquivos da sua empresa é ainda mais relevante para escritórios de contabilidade, já que seus sistemas armazenam dados sigilosos de seus clientes. 

Mostrar aos seus clientes que você se importa com suas informações também é um grande diferencial na hora de gerenciar sua carteira, pois essa é uma forma de reter os clientes que sua contabilidade já possui. Afinal, se os clientes sabem que podem confiar em sua empresa, dificilmente vão querer trocar de contabilidade e correr riscos.

Para que isso seja possível, você deve garantir alguns pontos.

Treine seus colaboradores

Muitas vezes os colaboradores do escritório abrem e-mails falsos, clicam em links maliciosos ou sofrem ataques virtuais por falta de conhecimento sobre o assunto. Por isso, é importante que você invista em treinamentos e capacitações nesse sentido e aumente a segurança de dados.

Implemente um sistema de compliance

Compliance significa estar em conformidade com a legislação. Nesse sentido, existem diversas normas brasileiras que impõem várias exigências sobre a segurança de dados.

Assim, será preciso contratar um consultor, assessor ou programa que realize serviço de auditoria digital, garantindo que o seu escritório cumpra a legislação.

Contrate um serviço de nuvem

O armazenamento de dados na nuvem permite que o seu escritório não dependa de aparelhos físicos para guardar informações. Com essa tecnologia, a segurança de dados será delegada para outra organização e a realização de backups (cópias de segurança dos arquivos) será facilitada.

Dessa forma, é fundamental contratar uma empresa competente, experiente e especializada no assunto, já que ela exercerá um papel importante na segurança de dados.

O serviço em nuvem da Nasajon utiliza os servidores da Amazon e da Oracle, empresas renomadas no mercado, para guardar seus arquivos. Além disso, utilizamos diversos recursos de segurança, como: exigência de senha forte para configurar o acesso, criptografia para dados em trânsito, isolamento por meio de firewalls, testes de vulnerabilidade e aplicação de atualizações de segurança.

Conheça a Nasajon Contábil: o serviço em nuvem que otimiza as tarefas da contabilidade!

Gestão da carteira de clientes: uma forma de garantir o bom relacionamento com o consumidor

Uma carteira bem gerenciada tende a aumentar a retenção de clientes e melhorar a rentabilidade da sua contabilidade.

E como você viu neste artigo, para gerenciar sua carteira de clientes, é importante organizar e manter atualizadas as informações dos clientes, como nomes, endereços de e-mail, números de telefone e histórico de compras. 

Além disso, é importante estabelecer uma comunicação regular com os clientes, seja por meio de e-mails, newsletters ou outras formas de comunicação, para manter a lembrança da empresa e aumentar a fidelidade entre eles.

Portanto, é importante implementar ferramentas e processos eficientes para gerenciar a carteira de clientes, incluindo um sistema de CRM ou outra ferramenta de gerenciamento de relacionamento com o cliente. Isso ajuda a automatizar tarefas rotineiras, como rastreamento de leads e seguimento de vendas, e também, fornece insights valiosos sobre a carteira de clientes.

Artigo adaptado da Lab Cont


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