
O ERP na nuvem é um grande aliado na relação entre contador e cliente. O software online tem custo reduzido, permite maior mobilidade em tempos de home office, melhora a comunicação entre operação e contabilidade, além de garantir que as informações da empresas de qualquer segmento – seja de varejo, indústria, agronegócio, entre outras – fiquem mais seguras.
Além disso, conta com um impacto extremamente positivo para o cliente contábil: a sobra de tempo para criar estratégias. Para o Contador que faz Contabilidade Consultiva – que é uma das grandes tendências do mercado – reconhecer e apresentar o valor do cloud computing é essencial.
Neste artigo, você vai entender as vantagens do ERP na nuvem e descobrir a melhor forma de convencer e educar os clientes da sua carteira a trabalhar com um ambiente online. Confira!
O que é um ERP na nuvem e qual a diferença para um ERP físico?
De maneira geral, o ERP na nuvem – ou computação em nuvem – é uma tecnologia que armazena dados de maneira segura na web, permitindo que os usuários tenham acesso de qualquer dispositivo e a qualquer hora, dentro ou fora da empresa, desde que haja Internet. É também a melhor forma de integrar o sistema do escritório contábil ao ERP usado pela empresa do cliente.
Já o ERP Local (ou On Premise) é um sistema instalado em hardwares dentro do espaço físico da empresa, ou seja, o acesso ao banco de dados fica restrito aos colaboradores presentes no local. Dessa forma, os donos, gestores e os funcionários só conseguem acessar o software nos computadores que estão instalados no espaço físico.
6 vantagens do ERP na nuvem para apresentar aos seus clientes
Quando se fala em ERP, é comum existir uma certa resistência por parte dos empresários quanto à integração das bases contábil e operacional, e principalmente quanto ao uso do software na nuvem. Abaixo, selecionamos 6 motivos para convencer os seus clientes:
1. Redução de custos é fator motivador para ERP na nuvem
Com um ERP na nuvem, os custos são menores: é possível resumir os investimentos a um valor mensal por usuário, além do valor ser pago apenas pela capacidade do software que o seu cliente realmente vai usar.
Já no ERP local o investimento vai além dos custos com o servidor. Junto à isso, é necessário investir em backup, aluguel de espaço para os hardwares e custo com energia elétrica e refrigeração. Além disso, é necessário contratar uma equipe especializada para gerenciar e monitorar as redes e os equipamentos físicos todos os dias da semana.
2. Melhorias na comunicação entre contador, gestores e filiais

A diferença mais nítida no dia a dia do contador e dos clientes é a melhora da comunicação: se o ERP do cliente for integrado ao ERP do escritório contábil, é possível que os processos fiquem mais rápidos porque os gestores e as filiais podem fazer solicitações diretas pelo sistema, como envio da folha de pagamento, solicitação de férias, informações sobre admissão e rescisão, aprovação de compras e análises de relatórios em qualquer lugar, a qualquer momento.
3. Segurança é maior com o ERP em nuvem
Se o receio do seu cliente contábil for a segurança dos dados da empresa dele, não é preciso se preocupar: a segurança do software na nuvem está atrelada à segurança do servidor no qual ele está hospedado. Significa que ter um software na nuvem da Amazon, como acontece com os sistemas da Nasajon, por exemplo, é ter todos os técnicos e especialistas da Amazon trabalhando para a segurança dos dados 24h por dia.
Além disso, em um servidor local, o risco de ransomware – o vírus que sequestra dados de computadores e exige resgate em dinheiro – é maior, e a perda do backup também. A nuvem não é um inibidor de ransomware, mas é uma forma eficiente de prevenção. Com os dados online, há o comprometimento do provedor de mantê-los seguros. Se o ransomware acontecer, é possível fazer o backup em pouco tempo.
Leia Mais: Ransomware: Como evitar o sequestro dos seus dados
4. ERP na nuvem também pode ser acessado pelo celular ou tablet
Se você tem clientes que trabalham em home office ou com vendas externas, investir em um sistema na nuvem pode ser vantajoso para que eles acessem o sistema da empresa pelo celular ou tablet. Hoje, existem versões de ERP Mobile, como aplicativos de marcação de ponto com localização geográfica e reconhecimento facial, app de realização de pedidos em tempo real, gerenciamento e acompanhamento de Ordens de Serviço, apps de entregas de mercadorias e aplicativos de Folha de Pagamento.
5.Atualizações são automáticas com um ERP na nuvem
Atualizar sistemas em servidores físicos costuma causar certo receio para empresários, gestores e profissionais de TI, já que o tempo para instalar as novas versões em cada equipamento costuma ser grande e alterar a rotina de trabalho dos funcionários. Com o sistema na nuvem, as atualizações não demandam nenhuma ação do cliente, que terá sempre a versão mais recente do sistema de forma automática.
Além disso, quando se trabalha com um ERP local, o servidor pode ficar depreciado ao longo dos anos. Assim, dificilmente o hardware contará com as mesmas capacidades dos servidores utilizados em cloud, uma vez que são constantemente atualizados com novas features e recursos inovadores disponíveis no mercado.
6. Implantar um ERP na nuvem é mais rápido do que você pensa
Implantar um ERP na nuvem ou fazer a migração de servidores locais para o ambiente online não é um projeto de meses. A migração para cloud computing leva, em média, três dias, e os passos são, basicamente: criação da conta das máquinas virtuais, instalação da aplicação e configuração do banco de dados, virtualização para a plataforma, cadastro dos usuários, homologação do ambiente e testes de performance.
Se você tem clientes novos, com empresas que estão iniciando no segmento de computação na nuvem, esse tempo pode ser reduzido, já que é possível migrar os serviços aos poucos e depois integrá-los em uma única plataforma.
Por Beatriz Doblas.