Blog

ERP na Nuvem é garantia de segurança contra roubo de dados?

Compartilhe

O ERP na Nuvem tem sido cogitado por muitas empresas que há anos trabalham com seus ERPs instalados em servidores locais. As notícias sobre sequestro de dados cada dia mais presentes no noticiário estão apavorando todos que se preocupam com a  segurança de seus dados. 

Os números desse tipo de ataque cibernético está cada vez mais alto e na última semana foi o Superior Tribunal de Justiça (STJ) que sofreu ataques em sua rede. O sequestro de dados caracteriza um ataque de ransomware e geralmente é seguido de um bloqueio de acesso e pedido de resgate pelos dados roubados. 

No caso do STJ, as informações de resgate encontradas nos computadores é compatível com o RansomExx, um ransomware que viabiliza esse tipo de ataque. Esse mesmo ransonware já realizou ataques no Departamento de Transportes do Texas (TxDOT), nos Estados Unidos e em diversas empresas americanas.

Fonte: Sky.One

Você pode estar pensando até o momento que algo assim só acontece com as grandes organizações ou órgãos governamentais, mas isso não é verdade, todas as empresas estão sujeitas a ataques desse tipo e é preciso estar atento a proteção da sua.

Nesse artigo você entenderá porque o ERP na nuvem pode ser a solução para a segurança de dados e saberá de que forma ele poderá trabalhar a seu favor.  

ERP na Nuvem é a solução para proteção de dados?

Segundo dados da Associação das Empresas de Software (ABES), o mercado de nuvem no Brasil deve atingir o montante de US$ 2,3 bilhões em 2020 e, até 2022, a estimativa é que cresça 35,5% ao ano. 

Essa busca crescente se dá por uma necessidade de digitalização dos processos empresariais que foi antecipada pelo pandemia do Coronavírus e ainda pela necessidade de proteção dos dados. Com um ERP na nuvem você não impede que um ataque de ransomware ocorra mas reduz os riscos e minimiza os impactos caso ocorram os ataques virtuais.

Ao usar um ERP na nuvem, a segurança de seus dados está diretamente relacionada a segurança do servidor. No caso da Nasajon Sistemas, o servidor usado para hospedar seus dados é o Amazon. Isso significa que seus dados estão seguros por técnicos e especialistas que estão trabalhando para a segurança dos dados 24h por dia. Assim você consegue maior controle, segurança e menor investimento do que qualquer equipe local.

Leia mais: Conheça as diferenças entre um ERP na nuvem e um ERP local 

Fonte: Sky.One

Cuidar da segurança de seus dados é uma mudança de paradigma e de consciência de sua equipe de TI e funcionários. Protegendo seus dados você está investindo não somente em segurança, mas também em eficiência para seu negócio. Abaixo algumas dicas para tornar mais eficiente a sua gestão de dados: 

  • Conscientização ainda é o melhor remédio. Crie políticas e processos de segurança e explique os benefícios em adotá-los;
  • Gestão eficiente é ferramenta para a proteção dos dados. Administradores de TI devem ter conhecimento das mudanças que ocorrem e devem fazer o controle efetivo;
  • É preciso ter certeza que tudo funciona. Por isso, em sua estratégia de proteção de dados deve existir testes que verifiquem os procedimentos de backup e recuperação e a integridade do dados.
  •  Adotar as melhores práticas para garantir a proteção de dados não é a certeza de impedir os incidentes de segurança, mas é possível prevenir e estar preparado quando eles acontecerem.

Leia mais: Os mitos e verdades sobre servidores em nuvem

Sequestro de dados: Os números crescem no Brasil

Muitas vezes ainda nos pegamos lendo sobre ataques cibernéticos e imaginando que eles estão distantes da realidade brasileira mas os números mostram que o desafio da proteção dos dados já faz parte das prioridades de computação das empresas brasileiras..

Segundo a Kapersky, empresa especializada em segurança digital, o Brasil é o país que mais sofre com ataques de ransonware em toda a América Latina. Em um total de cinco mil ataques que acontecem na região, 46,6% são registrados em nosso país, o que também nos coloca entre os territórios mais visados de todo o mundo.

Ainda baseada em pesquisas da Kapersky, o setor de saúde, em todo o mundo, é o que mais sofre ataques seguido das empresas de comunicação, educação e pesquisa. Os malwares continuam atacando prioritariamente empresas e os números cresceram substancialmente com o início da pandemia de Coronavírus. 

A provável causa desse aumento de ataques seja a mudança repentina para o sistema home office que ocasionou uma falta de cuidado das empresas com a segurança de dados. Hoje, passado o momento inicial de susto e adaptação as empresas voltam a se preocupar com este quesito tão importante.

Se quiser saber mais sobre o ERP na nuvem, fale com a gente que vamos tirar todas as suas dúvidas. 

Por Isabela Lima


Compartilhe